quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A arte do mosaico na escola

   Sumário




  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................3
  2. JUSTIFICATIVA..........................................................................................4
  3. OBJETIVOS ................................................................................................5
3.1  GERAL..........................................................................................................5
3.2  ESPECÍFICOS ............................................................................................5
  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO .......................................................................6
  2. METODOLOGIA ........................................................................................9
5.1  AVALIAÇÃO..............................................................................................9
5.2  LOCAL DAS ATIVIDADES ......................................................................9
5.3  TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO.....................................................9
5.4  RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS ..................................................9
5.4.1        Recursos Humanos ..............................................................................9
5.4.2        Recursos Materiais .............................................................................9
  1. REFERÊNCIAS ........................................................................................11
APÊNDICES .............................................................................................12






1.      INTRODUÇÃO

As artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno. O ensino da arte deve conduzir à formação da percepção e da sensibilidade ao conhecimento historicamente acumulado e ao contato com a produção existente, dando possibilidades ao aluno de improvisar, transformar e entrelaçar os conhecimentos.
Ao ensinar arte percebe-se que são inúmeras as tendências que influenciaram o ensino e a aprendizagem da disciplina ao longo de sua história.
As Artes Plásticas ou Artes Visuais contribuem para o desenvolvimento motor do aluno. Ela esta presente na história da humanidade, quando ainda não se usava a linguagem textual, como nas cavernas, nas esculturas, nas pinturas, nos templos, sempre representando uma linguagem universal, registrando períodos culturais e manifestações.
O mosaico é a arte de produzir através de pequenos cacos ou outros produtos, desenhos e criações das mais diversas. Estes desenhos criados variam em formatos, cores e motivos. Cada obra é única em sua criação e muito difícil de ser reproduzida, pois o seu trabalho artesanal cria motivos dos mais complexos e diversificados.
Cores, sombras, riscos, dramatizações são algumas linguagens assumidas pela arte. É de suma importância que se faça esse resgate para compreender-se que a arte não esta dissociada da vida.


                                   








  1. JUSTIFICATIVA

Desde o inicio do século XX o ensino da arte vem passando por um processo de depuramento conceitual e metodológico. Para muitos o estudo de arte não é tido como disciplina, fazendo com que os alunos não sintam o interesse pela mesma, sendo vista como aulinha de desenho e o professor como organizador de festas e eventos na escola, que em nada contribuem para a formação do educando.
            Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) lei n° 9394/96 de 1996, a arte é considerada disciplina obrigatória nos diversos níveis de ensino conforme o artigo 26 parágrafo 2°, que visa o desenvolvimento dos alunos, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão do mundo e colabora para o entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas de conhecimento, tais como matemática, português, história e geografia.
A arte tem um poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, o desenho, a pintura, o mosaico, entre outras formas expressivas que a arte assume em nosso dia a dia. O mosaico é uma técnica de representação artística que envolve paciência, organização e criatividade. Cada obra é única em sua criação e muito difícil de ser reproduzida, pois o seu trabalho artesanal variam em formatos, cores e motivos dos mais complexos e diversificados.









  1. OBJETIVOS

3.1GERAL
- Estimular aos alunos da E.E.E.F. Batista Leite a conhecer a historia da arte e sua evolução, despertando a sua percepção, imaginação, raciocínio, controle gestual, motricidade no processo de ensino aprendizagem.

     3.2 ESPECÍFICOS
  - Observar as tendências individuais, estimular a inteligência e ajudar na formação da personalidade do aluno;
- Desenvolver painéis e confeccionar cartazes utilizando a técnica de mosaico para promover e incentivar os talentos artísticos dos alunos;
- Proporcionar vivências significativas em arte para que o aluno possa realizar produções individuais e coletivas.











4.       REFERENCIAL TEÓRICO




O mosaico trata-se de uma das mais expressões de arte e um dos mais antigos e aparentes meios de ornamentação. Palavra de origem alemã e que significa obra paciente digna das musas.
O mosaico tem momentos fragmentados da sua origem até os dias de hoje.
Teve início no século VIII a.C., quando os gregos utilizaram pedras cortadas em cubos para pisos, refinando a técnica no séc. V a.C.. É uma arte milenar, cujos primeiros testemunhos conhecidos remontam à pré-história, teve um grande apogeu no Império Romano e posteriormente no Império Bizantino, ambas civilizações se apropriaram do mosaico para decorar muros, paredes, solos e objetos, com excelência a qual favoreceu inestimável valor artístico à arquitetura das respectivas eras.
Na época romana a arte do mosaico espalha-se pelos templos, teatros, estabelecimentos públicos, lojas, mercados etc. Os materiais utilizados eram os mármores da região e de procedências longínquas, como os oriundos da África.
O vidro surgiu no período Helênico e foi um dos principais materiais utilizados pelos bizantinos na decoração das paredes, tetos e pisos. No séc. 50 a.C. a Itália era o principal produtor de mosaicos. O estilo Bizantino espalhou-se pela Europa e decaiu no início da Renascença.
A partir do séc. XIV, o mosaico fica subordinado à pintura, perdendo sua autonomia artística. No século XV, na Florença dos Medíreis, o mosaico retoma força. Em Veneza forma-se uma nova escola de mosaico.
No século XIX o mosaico ressurge com novas propostas, pois possibilitava ao artista produzir o mosaico e transportar a peça ao local contratado tornando o trabalho atrativo e popular.
Em 1852, a Imperatriz Tereza Cristina, esposa de D. Pedro II, utilizou conchas e cacos de porcelana da Casa Imperial para revestir fontes, brancos e paredes do jardim das princesas, no palácio da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro. Ela teria sido a precursora da arte do mosaico no Brasil, fato pouquíssimo divulgado pelos historiadores e especialistas em artes.
No Brasil encontramos mosaico em igrejas, residências, monumentos, locais públicos e privados. Boa parte desses trabalhos foi criada por artistas europeus. Mesmo assim existiram e existem vários mosaicistas brasileiros de grande importância como: Rodrigo de Haro que realizou para a igreja de Santa Catarina de Alexandria, em Florianópolis, um painel em mosaico que é uma das principais expressões artísticas, da cidade, Di Cavalcante realizou o mosaico da fachada do Teatro Cultura Artística. Outros brasileiros que desenvolveram mosaicos admiráveis são Candido Portinari, Tomie Ohtake, entre outros.
Entre alguns exemplos de mosaicos que estão presentes no dia a dia é o Calçadão de Copacabana um dos mais fotografados.
Ele é ainda utilizado principalmente na construção civil em imensos painéis, na decoração de piscinas em pisos e paredes dos mais diversos ambientes.
A técnica da arte musica (relativo a mosaico) consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito, seixos, vidros, sementes, argila, conchas, louças quebradas, azulejos, papel, E.V.A, entre outros. As tesselas são os fragmentos de uma composição musiva, assim como os elementos formais das artes visuais são partes integrantes da composição. FaygaOstrower tem uma explicação para os elementos formais fora de um contexto.
“Num processo de composição na área de artes visuais, os elementos formais – linha, superfície, volume, luz e cor não tem significados preestabelecidos, nada representam, nada descrevem, nada assinalam, não são símbolos de nada, não definem nada-nada, antes de entrarem num contexto formal”. (OSTROWER 1983, p.65)
     Assim, são os fragmentos na composição musiva, onde os caquinhos (tesselas) passam a significação quando se unem formando um mosaico.
            Através dos exercícios de composição, é possível trabalhar:
- Gêneros: retrato: frontal/perfil; paisagem, cenas históricas etc.
- Recursos Formais de Representação: figuração, abstração, estilização, etc.
- Formatos: retangulares, circulares, triangulares.
- Estrutura da composição: divisão em partes, com figura de fundo, fundo chapado, fundo em perspectiva.
Muitos são os recursos para aprimorar a composição.
O papel é um material acessível para esses exercícios de composição e cria infinitas possibilidades através de fragmento em papel, representando tesselas.
Dessa forma trabalha-se a colagem com a ideia de mosaico e o mosaico propriamente dito e buscar soluções compositivas para cada conjunto dos materiais a ser utilizado, mas, sobretudo conhecer a Arte Musiva e sua importância histórica.





5.      METODOLOGIA

      5.1AVALIAÇÕES
A professora responsável com a participação de demais professores da E.E.E.F. Batista Leite, acompanha o desenvolvimento da execução dos trabalhos, uma vez que o objetivo principal é a aprendizagem da técnica do mosaico utilizando como material alternativo o E. V. A. e o papel. 

     5.2LOCAL DAS ATIVIDADES
- E. E. E. F. Batista Leite.

    5.3 TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
- Todo o ano letivo.

     5.4 RECURSOS HUMANOS E MATERIAL
     5.4.1 Recursos Humanos
 - Alunos;
 - Professores;
 - Funcionários da escola;

     5.4.2Recursos Materiais
            Para o desenvolvimento do projeto foram utilizados os seguintes materiais:
- Cartolinas de várias cores;
            - Cola branca;
- E.V.A.;
- Tesoura;
- Régua;
 - Fotografia;
 - Cadeiras;
 - Birôs;
 - Quadro de giz;
 - Obras de arte em mosaico;
 - Apostila com a história do mosaico.


















6.      REFERÊNCIAS
- CALABRIA, C.P.B.; MARTINS, R. V.; Arte, História e Produção. 2ª ed. Arte Ocidental. São Paulo. FTD, 1997.
- COLE, J.; Oque é Arte?  São Paulo: Brasiliense, 1988.
- BARBOSA, A.M. T. B.; A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1994.
- FERRAZ, M. H. C.; FUSARI, M. F. R.; Metodologia do ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 1993.
- Revista Conteúdo: Capivari. n° 03,jan/jul de 2000.















                                                                      












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